Projeto Educativo

Porquê um Projeto Educativo?

Um projeto educativo é um instrumento aglutinador e orientador da ação educativa que esclarece as finalidades e funções da escola, inventaria os problemas e os modos possíveis da sua resolução, pensa os recursos disponíveis e aqueles que podem ser mobilizados. Resultante de uma dinâmica participativa e integrativa, o projeto educativo pensa a educação enquanto processo nacional e local e procura mobilizar todos os elementos da comunidade educativa, assumindo-se como rosto visível da especificidade e autonomia da organização escolar.
(Despacho nº 112/ME/93 de 23-6)

O objetivo principal deste Projeto Educativo é, em conjunto com os Planos de Atividades de Sala, promover um processo educativo de qualidade.

O nosso Projeto Educativo não surge como resultado de uma imposição legal, nem como cópia de uma moda ultimamente difundida. O Projeto Educativo do Colégio Catarina de Bragança existe porque aspiramos a uma “personalidade” e autonomia, porque queremos que a nossa ação educativa faça sentido, porque sabemos que é importante ter um rumo.

O Projeto Educativo do Colégio Catarina de Bragança serve o mesmo objetivo que o “Projeto de Vida” que todos temos; o nosso projeto de vida permite-nos definir quais os nossos objetivos pessoais, profissionais, onde queremos chegar, quais são os nossos valores, como vamos viver a nossa vida. Através deste Projeto Educativo pretendemos transmitir a todos os pais que nos procuram, qual a linha orientadora que pretendemos seguir como Escola.

Existe neste Projeto Educativo uma intenção de mudança na forma usual de organização de uma escola e a intenção de realização de um espaço de qualidade: qualidade das instalações, qualidade do equipamento e do material didático, qualidade dos colaboradores e qualidade das orientações pedagógicas. Tudo o que definimos como prioritário e essencial teve em conta critérios de qualidade e de segurança.

Cada estabelecimento educativo tem recursos humanos e materiais com características específicas e é também frequentado por crianças únicas (individualmente e como grupo). No entanto, é necessário nunca esquecermos que todos os projetos se caracterizam por uma construção progressiva: todos os anos aprendemos mais; todos os dias as crianças nos ditam novos rumos. Por isso um Projeto Educativo nunca está encerrado – estamos sempre a construí-lo – as crianças, os professores, a direção, todo o pessoal não-docente e os pais.

Na página seguinte encontrará informações sobre o espaço exterior do colégio.