Projetos 1º ciclo

“Ao analisar situações do quotidiano para as quais é necessário mobilizar conhecimento matemático, compreende-se que desde as finanças, os desportos, a saúde, os medicamentos, os impostos, às despesas diárias, os cidadãos são permanentemente confrontados com informações que requerem compreensão matemática”.


Pensar Matemática

Ao analisar situações do quotidiano para as quais é necessário mobilizar conhecimento matemático, compreende-se que desde as finanças, os desportos, a saúde, os medicamentos, os impostos, às despesas diárias, os cidadãos são permanentemente confrontados com informações que requerem compreensão matemática.
Este projeto pretende proporcionar aos nossos alunos um variado leque de experiências e oportunidades que, não só lhes fomentem o gosto pela Matemática, a fim de serem capazes de a aplicar – saber fazer - nas suas atividades e no seu dia a dia, mas também levem os alunos a refletir sobre aquilo que fazem – saber pensar Matemática, questionar, comparar, testar.


Exploradores da Natureza e Cientistas: Meninos da Terra

O propósito da Educação em Ciência, enquanto componente da experiência educativa global de todos os jovens, é prepará-los para uma vida satisfatória e completa no mundo do século XXI. Em sessões dinamizadas pelo grupo Naturanima, este projeto pretende estimular o entusiasmo e interesse pela ciência e ajudar os jovens a adquirir uma compreensão vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas das ciências. .


Oficinas de Enriquecimento Pedagógico

Para as oficinas, a equipa do 1.º Ciclo definiu como objetivo principal a consolidação de conteúdos curriculares e/ou treino de competências específicas que possibilitam a aquisição desses conteúdos. É proporcionado um momento de reforço às aquisições realizadas em tempo letivo, para que todos os alunos possam consolidar as suas aprendizagens com sucesso. Este serviço, gratuito às famílias, pretende oferecer um apoio pedagógico mais personalizado e individualizado.


Clube de Leitura

O Clube de Leitura pretende ser um momento de lazer social mas também de desenvolvimento de um trabalho específico.
Nos momentos de intervalo da manhã e após a refeição de almoço, os alunos usufruem do espaço da biblioteca livremente. Aqui, os alunos partilham um livro, um jogo, um simples desenho… num ambiente estruturado e de lazer.
Além disso, o Clube de Leitura é também um espaço de trabalho de competências específicas de forma a responder às necessidades dos alunos. Aqui, são dinamizadas atividades prevendo integrar componentes do currículo adequadas a cada ano de escolaridade/idade. Estes momentos são “reforços” de trabalho que ocorrem semanalmente de forma gratuita.