Projetos creche

“Com abordagens que vão desde a pintura, o visionamento de imagens, histórias e culinária, até às colagens e canções, passando pela modelagem e pela matemática, vivemos, aprendemos e experimentamos a cor”.


Portefólios

O portefólio é um instrumento de registo das atividades significativas, que se realizam ao longo do ano letivo. É um registo muito interessante das novas aquisições que cada criança vai adquirindo, no seu percurso. Consiste numa pasta tamanho A3 em que se vão arquivando e acrescentando trabalhos realizados pela criança e pelo grupo. Estas podem ser atividades de experimentação sensorial várias, ou um registo fotográfico com anotações pertinentes, amostras de trabalhos ou projetos que estão a ser desenvolvidos na sala, entre variadas formas de registar aquilo que vai sendo a vida na escola…


As cores

O projeto As Cores profundamente enraizado no projeto pedagógico da nossa escola surge como uma nova dinâmica de “ensinar as cores” de uma forma lúdica e criativa.
Com abordagens que vão desde a pintura, o visionamento de imagens, histórias e culinária, até às colagens e canções, passando pela modelagem e pela matemática, vivemos, aprendemos e experimentamos a cor. A diversidade das atividades propostas levaram-nos além da dimensão da expressão plástica promovendo em cada criança a oportunidade de vivenciar diferentes contextos, diferentes desafios, novas oportunidades. Vivemos as cores! Os nossos meninos aprendem não só a identificar cada cor mas também a observar a cor no mundo que os rodeia. Conhecer o mundo é saber o nosso lugar dentro dele.


Sessões de culinária

Foi pelo nosso prazer de cozinhar e de comer e pela vontade de partilhar este sentimento com os nossos meninos que este projeto surgiu.
Voltarmos ao tempo em que a cozinha era um local cheio de gente a trabalhar entre cheiros e sons característicos; dividir tarefas; distribuir sorrisos; conhecer os alimentos que fazem parte da nossa alimentação; trabalhar em conjunto para que depois possamos partilhar o prazer do sabor, foram alguns dos objetivos que nos levaram a desenvolver este projeto. Assim, quinzenalmente a Creche junta-se em redor da mesa grande e entre farinha, açúcar, ovos, Bimbys e amassadelas vamos descobrindo o prazer de cozinhar. As texturas, os cheiros, as quantidades, as cores, o paladar e o gosto de partilhar com os amigos, são experiências vividas sempre com alegria e empenho. Perceber o processo da confeção do pão que comemos ao lanche, da sopa do nosso almoço ou do bolo de aniversário, assim como conhecer os alimentos que fazem parte da nossa alimentação são aprendizagens que contribuem para que os nossos meninos conheçam melhor o mundo que os rodeia. Acima de tudo proporcionamos aos nossos meninos a possibilidade de assumir uma postura de maior envolvimento na sua alimentação.


Literatura para a primeira infância: Histórias de colo

O projeto de literatura – Histórias de colo – nasceu com objetivos definidos de desenvolver nas crianças o gosto pelos livros e pelas histórias, de lhes apresentar histórias de leitura obrigatória que pela sua qualidade estejam presentes na sua vida, de estreitar a relação afetiva através das histórias e envolver as famílias, mas sobretudo para partilhar com as crianças desde o berço a magia que as histórias trazem, os lugares maravilhosos para onde nos levam e as emoções que despertam. Neste sentido, selecionamos um conjunto de livros tendo em conta princípios de qualidade: gráfica, narrativa, temática e pedagógica que em cada semana no momento do acolhimento levam os nossos meninos para o mundo das histórias. No final de cada semana juntamo-nos no tapete para um recontar desta história de uma forma diferente. As idas à biblioteca da escola e de Sintra são também frequentes.




Matematicando

“Pensar matemática” é um projeto transversal a todos os níveis de ensino no nosso Colégio e na Creche surge com o título “Matematicando”. Com o objetivo principal de desenvolver na criança o raciocínio lógico-matemático, capacidade de observação e memória, através da manipulação de vários materiais como blocos lógicos, arcos, cordas, LEGO, cápsulas de café, cartões com formas geométricas, entre outros. Os materiais são selecionados pelas suas potencialidades e características, apelativas para esta faixa etária. São apresentados diversos problemas e desafios às crianças de uma forma simples e com uma linguagem adequada, de forma a adquirirem noções de matemática e de geometria.