Projetos jardim de infância

“A história é reinventada, sob as mais variadas formas – sombras, marionetas, fantoches, dramatização, entre outras – que se considerem estimulantes e criativas, contribuindo para que cada livro se torne inesquecível, que cada história contenha em si uma vivacidade memorável para as crianças, um momento único partilhado”.


Pensar Matemática

Blocos lógicos
Ao longo do tempo, a matemática tem sido vista como sendo uma disciplina difícil, que desperta alguma ansiedade e desagrado por parte dos alunos. Acreditamos que a forma como ela é trabalhada poderá potenciar ou dissipar esta ideia, tornando-a numa atividade prazerosa. Os blocos lógicos são compostos por um conjunto de 48 peças que apresentam:

  • quatro formas diferentes: quadrado, retângulo, círculo, triângulo;
  • três cores: amarelo, azul, vermelho;
  • dois tamanhos: grande e pequeno;
  • duas espessuras: grosso e fino.
São um recurso muito útil para trabalhar amplamente diversos conceitos matemáticos, nas várias faixas etárias, principalmente com os mais novos. Pelo facto de serem muito manipuláveis, permitem a criação de jogos que facilitam o desenvolvimento de estruturas lógicas de pensamento e a articulação lógica de raciocínios na resolução de problemas.


CSMP (Comprehensive School Mathematics Program)

Consiste num programa de matemática que chega às crianças, através de uma diversidade de histórias e pretende abordar os mais variados conceitos, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, através de uma aprendizagem designada em “espiral”, conhecida por pedagogia das situações. Nestas histórias trabalhamos as competências de uma forma entusiasta, apaixonante e prazerosa!


Portefólios

Trata-se de um suporte de arquivo onde são arquivados alguns trabalhos produzidos. Pretende-se que este instrumento funcione como um diário das aprendizagens, com um objetivo de avaliação de competências, na qual mais uma vez a criança assume um papel ativo e preponderante. Este instrumento é dividido em quatro áreas de conteúdo abrangentes.


Projeto de literacia: Histórias de mão em mão

Este projeto de literacia pretende dar voz, cor, movimento, magia às histórias. Consiste numa apresentação bimensal ou mensal de uma história/livro, sempre de uma forma diferente, teatralizada, e não apenas lida para o grupo de crianças. A história é reinventada, sob as mais variadas formas – sombras, marionetas, fantoches, dramatização, entre outras – que se considerem estimulantes e criativas, contribuindo para que cada livro se torne inesquecível, que cada história contenha em si uma vivacidade memorável para as crianças, um momento único partilhado.