“Temos por objetivo promover um ensino de qualidade que contribua para uma cidadania de sucesso. Pretendemos contribuir para que os nossos alunos adquiram mais conhecimento, que apurem as melhores formas de procurar informação e mobilizem o conhecimento adquirido sendo cidadãos plenos.”

Conheça as matrizes curriculares 1º Ciclo

Pensar matemática

Ao analisar situações do quotidiano para as quais é necessário mobilizar conhecimento matemático, compreende-se que desde as finanças, os desportos, a saúde, os medicamentos, os impostos, às despesas diárias, os cidadãos são permanentemente confrontados com informações que requerem compreensão matemática.

Este projeto pretende proporcionar aos nossos alunos um variado leque de experiências e oportunidades que, não só lhes fomentem o gosto pela Matemática, a fim de serem capazes de a aplicar – saber fazer - nas suas atividades e no seu dia a dia, mas também levem os alunos a refletir sobre aquilo que fazem – saber pensar Matemática, questionar, comparar, testar.

Meninos da Terra

O propósito da Educação em Ciência, enquanto componente da experiência educativa global de todos os jovens, é prepará-los para uma vida satisfatória e completa no mundo do século XXI. Em sessões dinamizadas pelo grupo Naturanima, este projeto pretende estimular o entusiasmo e interesse pela ciência e ajudar os jovens a adquirir uma compreensão vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas das ciências. .

Oficinas de
Enriquecimento pedagógico

Para as oficinas, a equipa do 1.º Ciclo definiu como objetivo principal a consolidação de conteúdos curriculares e/ou treino de competências específicas que possibilitam a aquisição desses conteúdos. É proporcionado um momento de reforço às aquisições realizadas em tempo letivo, para que todos os alunos possam consolidar as suas aprendizagens com sucesso. Este serviço, gratuito às famílias, pretende oferecer um apoio pedagógico mais personalizado e individualizado. Decorre em horário pós-letivo.

Clube de leitura

O Clube de Leitura pretende ser um momento de lazer social, mas também de desenvolvimento de um trabalho específico.

Nos momentos de intervalo da manhã e após a refeição de almoço, os alunos usufruem do espaço da biblioteca livremente. Aqui, os alunos partilham um livro, um jogo, um simples desenho… num ambiente estruturado e de lazer.

Além disso, o Clube de Leitura é também um espaço de trabalho de competências específicas de forma a responder às necessidades dos alunos. Aqui, são dinamizadas atividades prevendo integrar componentes do currículo adequadas a cada ano de escolaridade/idade. Estes momentos são “reforços” de trabalho que ocorrem semanalmente de forma gratuita, em horário pós-letivo.