“Temos uma visão da criança como ser competente, capaz de gerir o seu próprio processo de aprendizagem, com uma inteligência dinâmica e não dividida dentro de compartimentos.”

Pensar matemática

Ao longo do tempo, a matemática tem sido vista como sendo uma disciplina difícil, que desperta alguma ansiedade e desagrado por parte dos alunos. Acreditamos que a forma como ela é trabalhada poderá potenciar ou dissipar esta ideia, tornando-a numa atividade prazerosa. Os blocos lógicos são compostos por um conjunto de 48 peças que apresentam:

• quatro formas diferentes: quadrado, retângulo, círculo, triângulo;
  • três cores: amarelo, azul, vermelho;
  • dois tamanhos: grande e pequeno;
  • duas espessuras: grosso e fino.

São um recurso muito útil para trabalhar amplamente diversos conceitos matemáticos, nas várias faixas etárias, principalmente com os mais novos. Pelo facto de serem muito manipuláveis, permitem a criação de jogos que facilitam o desenvolvimento de estruturas lógicas de pensamento e a articulação lógica de raciocínios na resolução de problemas.

CSMP

(Comprehensive School Mathematics Program)

Consiste num programa de matemática que chega às crianças, através de uma diversidade de histórias e pretende abordar os mais variados conceitos, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, através de uma aprendizagem designada em “espiral”, conhecida por pedagogia das situações. Nestas histórias trabalhamos as competências de uma forma entusiasta, apaixonante e prazerosa!

Portefólios

Trata-se de um suporte de arquivo onde são arquivados alguns trabalhos produzidos. Pretende-se que este instrumento funcione como um diário das aprendizagens, com um objetivo de avaliação de competências, na qual mais uma vez a criança assume um papel ativo e preponderante.

Histórias
de mão em mão

Este projeto de literacia pretende dar voz, cor, movimento, magia às histórias. Consiste numa apresentação bimensal ou mensal de uma história/livro, sempre de uma forma diferente, teatralizada, e não apenas lida para o grupo de crianças. A história é reinventada pela equipa educativa sob as mais variadas formas – sombras, marionetas, fantoches, dramatização, entre outras – que se considerem estimulantes e criativas, contribuindo para que cada livro se torne inesquecível, que cada história contenha em si uma vivacidade memorável para as crianças, um momento único partilhado.