Mensagem da direção

Queridos pais,

Bem vindos ao colégio Catarina de Bragança!

No centro do nosso projeto educativo está a crença de que se aprende participando ativamente. No nosso colégio acreditamos que a aprendizagem ocorre, principalmente, através do significado que as crianças atribuem ao que ouvem, fazem e vivem. Assim, trabalhamos diariamente para formar um conjunto amplo de metodologias que promovam, não a instrução de crianças, mas sim a sua construção.

Este projeto, que em todas as tarefas conduz os professores e os alunos, transforma a escola e as famílias, numa atitude de crescer bem.

A leitura e a escrita, a matemática, o inglês, a educação artística… estão presentes no dia-a-dia da nossa escola. Também as práticas de cooperação e de solidariedade se iniciam desde cedo, nas nossas salas e no coração dos nossos meninos. A nossa escola é uma escola de amigos.

De forma consolidada, mantemos os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna na organização das rotinas, com destaque para o Diário de Turma. Valorizamos o Conselho de Cooperação, lugar por excelência onde se cruzam todas as interações que se estabelecem no grupo.

Enriquecendo cada vez mais a aprendizagem da ciência e do estudo do meio, consolidámos a prática do ensino experimental das ciências através do projeto “Exploradores da Natureza e Cientistas de Palmo e Meio”, com sessões práticas, semanas temáticas com recurso a material didático e científico. Abordamos diversas áreas: biologia animal, vegetal, marinha, molecular, física, química, astronomia, entre outras.

Para potenciar o conhecimento e a compreensão matemática, desenvolvemos o projeto “Pensar Matemática”. Com ele pretendemos proporcionar aos nossos alunos um variado leque de experiências e oportunidades para aplicarem esta disciplina no seu dia a dia, refletindo sobre o próprio processo de aprendizagem para que a matemática lhes faça sentido – saber pensar, saber fazer.

Também com o "Projeto Geração Saúde - Viver saudável" pretendemos continuar a envolver os alunos e as suas famílias em iniciativas que visem fomentar hábitos de vida saudável.

A todos os que enchem o nosso coração com tanto amor, a quem trabalha todos os dias connosco, muito obrigada.

São dezoito anos de colégio feito, dezoito anos de muita partilha e entreajuda. Talvez por isso, só consigamos ter sonhos – os nossos e os vossos. Há momentos, fotografias, memórias, sem despedidas, sem adeus. A escola é um deles.

Esta carta visa agradecer a todos os que acreditam, às famílias tão importantes na nossa vida e ao grupo de trabalho que há tantos anos nos acompanha.

Estamos nesta profissão para lançar raízes, com rumo e com esperança no futuro.

Teremos melhor educação na razão.

A nossa escola é muito. Mesmo muito. Damos por isso quando saímos dela.

Nos próximos anos, estes nossos garotos estarão na faculdade. Vão crescer, ter filhos que vão precisar de uma escola. Nós merecemos ser a primeira escolha. Vocês merecem.

O que fazemos, inspira-nos.

Muito obrigada por nos confiarem os vossos filhos.

Um excelente ano.

A Direção do colégio Catarina de Bragança