Valores

Parte integrante de um projeto educativo diferenciador

Valores

O Colégio Catarina de Bragança pretende ser uma escola de referência, inovadora nas suas práticas pedagógicas, que promovem uma educação holística.

Pretendemos contribuir para que a criança cresça com arte, valorizando a expressão livre e a criatividade, dando espaço e condições para que a criança seja interveniente e desencadeadora do seu próprio desenvolvimento.

É nossa Missão oferecer uma escola de qualidade, que se centra na promoção de uma educação académica e de valores, para uma sociedade humanizante e sustentável.

Sendo um projeto que transmite sensibilidade, inovação e segurança, queremos uma escola de afetos, que proteja a saúde física das crianças e estimule a sua saúde mental.

No nosso colégio acreditamos que a aprendizagem ocorre, principalmente, através do significado que as crianças atribuem ao que ouvem, fazem e vivem. Assim, trabalhamos diariamente para formar um conjunto amplo de metodologias que promovam, não a instrução de crianças, mas sim a sua construção, através da transmissão, vivência e construção cooperada de valores cívicos, sociais e morais.

A prática pedagógica, no nosso colégio, assenta nos princípios sustentados pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, onde a escola é considerada uma comunidade de partilha de experiências que tem como princípios formativos a iniciação às práticas democráticas e o desenvolvimento sociomoral dos alunos.

Através de uma formação democrática, promove a participação de todos na gestão do currículo escolar, desenvolve noções de justiça, solidariedade e reciprocidade onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania.

A construção deste processo educativo faz-se através da valorização de vários aspetos, como a autonomia, a responsabilidade, a generosidade, a interajuda, a esperança, a iniciativa, a determinação, o incentivo à pesquisa e à expressão livre, quer seja através da escolha de tarefas a realizar, das atividades a desenvolver durante o dia ou nos projetos em que cada criança se quer envolver.

Os momentos de grande grupo são, por excelência, momentos ricos de partilha e de vivência de valores de amizade, respeito, humildade, compreensão, perseverança, tolerância e honestidade, pois é através do diálogo e do confronto de ideias, que as crianças aprendem a tomar decisões e a formar os seus próprios juízos de valores, sendo por meio desta vida em cooperação que cada um aprende a ser cidadão.